segunda-feira, 13 de julho de 2009

Curso: “Ferramentas para Gestão Democrática da Cidade”

O IAB-SC – Núcleo Blumenau convida:

Curso: “Ferramentas para Gestão Democrática da Cidade”

Data: 22 e 23 de julho de 2009.
Horário: das 9 as 12h e das 14 às 17h.
Carga horária: 12 horas
Local: Auditório do CREA. Rua Timbó, 84. Victor Konder. Blumenau/SC.
inscrição:
Profissionais e comunidade em geral - R$ 20,00
Estudantes - R$ 10,00
Gratuíta para arquitetos sócios do IAB e membros das Diretorias do IAB de todo o Brasil e participantes do OASIS Santa Catarina (indicar no formulário de inscrição);
Vagas limitadas!

Para fazer sua inscrição, preencha o formulário abaixo com seus dados, faça o depósito bancário no valor da inscrição e envie para nucleoblumenau@iab-sc.com.br ou para o fax 47 3326-0112.
Dúvidas ou maiores informações sobre o curso pelo e-mail nucleoblumenau@iab-sc.com.br

Dados para Inscrição:
Nome Completo: __________________________
Endereço:________________________________
Bairro:___________________________________
Cidade:__________________________________
Estado:__________________________________
CEP:____________________________________
Profissão: ________________________________
Registro Crea/SC: _________________________
Sócio do IAB: ( )sim ( )não
Valor da Inscrição: ________________________
Telefone: ________________________________
Celular:__________________________________
E-mail: _________________________________
Recebe os e-mails com informativos do IAB?
( )sim ( )não ( )não mas gostaria de me cadastrar
Dados para depósito:
Instituto dos Arquitetos do Brasil – Núcleo Blumenau.
Banco do Brasil. Agência: 0095-7. Conta Corrente: 200.096-2

Dados sobre o curso:

Palestrante:
Arq. Thais Polydoro
Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2002 pela Universidade Católica de Santos, e especialista em Gestão do Espaço Construído, pela Fundação Santo André em 2003, cursou duas disciplinas na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da USP nas áreas de Paisagem e Ambiente e História da Arquitetura. Em 2007 participou da formação em Assentamentos Sustentatáveis - Gaia Education. Na vida acadêmica atuou no Projeto de Escritório Modelo da FAUS – Reviver do Museu de Pesca de Santos, especificamente no Grupo do Paisagismo do Museu de Pesca –TEKOA PORÃ. Participou de concursos, entre os quais em 2002, junto a uma equipe ganhou o Premio Nacional da CAIXA ECONOMICA FEDERAL promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil sob o tema : Habitação de Baixo Custo no Brasil - Categoria Urbanismo. Estagiou na Secretaria de Planejamento de Santos onde das discussões do Plano Diretor e Lei se Zoneamento Especial de Interesse Social, e da Organização da 1ª Conferência Municipal da Cidade (outubro 2003). Em 2003 fundou a Organização não Governamental Ambienta Assessoria e desenvolvimento Local, instituição onde atuou como Secretária Institucional até abril de 2007. Em 2003 iniciou a capacitação das Lideranças do Movimento Popular da Associação dos Cortiços sobre o Direito Urbanístico e Habitação Popular, a partir desta ação, iniciaram-se os trâmites para Viabilização do Crédito Solidário Solidário para 113 famílias. Em 2004 trabalhou como arquiteta e urbanista autônoma no Plano de Desenvolvimento Integrado do Programa de Saneamento Ambiental para 7 Núcleos sub-normais de São Bernardo do Campo - PAT-PROSANAER/Ministério das Cidades. Em 2005 trabalhou no Desenvolvimento dos Projetos de urbanização financiados pelo OGU 2005/Ministério das Cidades para 6 núcleos ( Jacira I, II , III, IV e Jardim Sonia Maria) do município de Itapecerica da Serra. Em 2005 apoiou o grupo comunitário da viabilização da Creche um Só Coração. Neste mesmo ano iniciou o gerenciamento do Programa Cultura Viva/ Ponto de Cultura - Ministério da Cultura - do Projeto Arte no Dique. Em 2007 trabalhou na equipe de desenvolvimento de projetos de urbanização do PAC Habitação2007/ Ministério das Cidades através dos Projetos de Urbanização da Prefeitura de Itapecerica da Serra em 3 Núcleos (Parque Horizonte Azul I e II e Jardim do Carmo III) e iniciou a execução do gerenciamento da Lei Rouanet do Instituto Arte no Dique. Neste mesmo ano participou da gestão dos Projetos do Instituto Elos Brasil, dos quais se destacam-se a Escola de Guerreiros Sem Armas, Oásis: Brincando de Transformar o Mundo Juntos! e a Creche e Padaria Comunitária Um Só Coração. Atualmente está participando do desenvolvimento metodológico e da articulação nacional para reconstrução de 10 cidades atingidas pelo desastre ambiental de Santa Catarina.
Objetivos
O objetivo do curso é introduzir os participantes novas metodologias e ferramentas de mobilização social para rimplementação de canais participativos para a gestão democrática das comunidades.
Trata-se de potencializar as ações e a relação entre os profissionais da área de arquitetura, urbanismo e engenharia e as comunidades das cidades, estimulando um novo processo de relação entre as partes.
Justificativa
Facilitar o processo de interlocução entre os profissionais das áreas de arquitetura e engenharia e a população da cidade a fim de uma nova forma de concepção de projetos e interação na gestão da cidade.

Conteúdo:
- Investigação apreciativa - diagnosticar os recursos, talentos e sonhos da população;
- Ferramentas para facilitação de reuniões comunitárias : Danças circulares, World café e open space.
- OASIS – ferramenta de facilitação do processo de mobilização comunitária para o desenvolvimento de projetos e ação de transformações rápidas;

Nenhum comentário: